Radioterapia

Atualizado: 23 de ago. de 2021


RADIOTERAPIA é uma forma de tratamento local do câncer, no qual se utilizam radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento de células anormais que formam um tumor. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada.


A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos para obter a cura da doença. Também pode ser utilizada para melhorar a qualidade de vida do paciente, como no tratamento da dor e redução de hemorragia tumoral.

Existem duas formas de radioterapia, a radioterapia externa e a braquiterapia.


O número de aplicações necessárias pode variar de acordo com a extensão e a localização do tumor, e o médico responsável por esse tratamento é o Radioterapeuta.


Lembre-se, cada caso é único e o médico é a melhor pessoa para decidir sobre a indicação do tratamento para o seu caso.


Já a RADIOTERAPIA EXTERNA é feita através de exames de imagem, o médico radioterapeuta delimita a área a ser tratada, marcando a pele do paciente com uma tinta, ou com a utilização de um molde (máscara), para que o paciente se mantenha na mesma posição durante a aplicação.


Geralmente a radioterapia é realizada em esquema ambulatorial, de segunda-feira a sexta-feira, em aplicações com duração de cerca de 15 minutos. O número de sessões dependerá do tipo e extensão do tumor.


Texto escrito por Marina Ractz Bueno, Oncologista Clínica

Referências: Sociedade Brasileira de Radioterapia

INCA

MD Anderson Câncer Center


#oncologia #terapiaalvo #cancer

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo