top of page

3 mitos e 3 verdades sobre Quimioterapia

Atualizado: 30 de mai. de 2022

A quimioterapia de cara assusta muitas pessoas que são diagnosticadas com câncer.


Mitos sobre a quimioterapia


- O cabelo sempre caí durante a quimioterapia.

Mito. Nem toda quimioterapia provoca a queda do cabelo. Isso depende da medicação utilizada em cada caso. Por isso, converse com seu médico antes de iniciar o tratamento.

- A quimioterapia sempre causa infertilidade.

Esse é um mito até um certo ponto. Isso porque há casos em que a quimioterapia pode sim causar infertilidade. A menopausa precoce pode ocorrer em cerca de 40% a 80% dos casos, dependendo da idade, do esquema terapêutico,...

É muito importante conversar com seu médico sobre todos os efeitos colaterais possíveis do medicamento escolhido.

Caso a chance de infertilidade apareça, uma alternativa é o congelamento de espermatozóide ou óvulo.

- S3x0 está sempre proibido. Mito. Não existe uma contraindicação geral. Mas lembre-se, você deve respeitar seu corpo e suas vontades. E, se acontecer, é fundamental o uso de métodos contraceptivos eficazes, e de preservativos.



Verdades sobre a quimioterapia


- O paciente em quimioterapia precisa de acompanhamento frequente.

Verdade. O acompanhamento médico é fundamental em todas as etapas do tratamento, assim, podendo solucionar as reações que acabam ocorrendo. É muito importante que o diálogo e comunicação entre paciente e médico se mantenham estabelecidas durante esse processo.


- É proibido engravidar durante a quimioterapia.

Verdade. Durante o tratamento a mulher deve evitar ao máximo a gravidez por conta dos fortes medicamentos que são contra indicados para o período de gestação. Depois de terminado o tratamento, a paciente poderá engravidar desde que liberada pelo seu médico.


- A imunidade pode cair durante o tratamento

Verdade. O objetivo do tratamento é atacar e combater células doentes, porém a medicação também acaba atacando células saudáveis o que causa a redução da imunidade (quadro que chamamos de neutropenia).


1 visualização

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page