top of page

Cirurgia Oncológica

Atualizado: 7 de fev. de 2022

Esse procedimento possibilita altas chances de controle da doença


A cirurgia oncológica é um dos principais tratamentos para o câncer, quando este diagnosticado em estágio precoce. Pode ser realizada sozinha ou em conjunto com outros métodos, como a quimioterapia e a radioterapia. Esse procedimento possibilita altas chances de controle da doença, ou até mesmo cura, para doenças iniciais. A cirurgia oncológica também é uma forma de avaliar a extensão da doença.


Modalidades de cirurgias oncológicas:

  • Cirurgia curativa – geralmente é indicada para doença localizada. Sua intenção é remover totalmente o tumor e qualquer outra estrutura que possa ter sido acometida pelo câncer.

  • Cirurgia paliativa – seu objetivo é reduzir a quantidade de células tumorais e/ou controlar sintomas que comprometam a qualidade de vida do paciente.

 

Cuidados na cirurgia oncológica:


Esse tipo de operação é muito diferente de uma cirurgia benigna, por isso, requer muita atenção do cirurgião, equipe multidisciplinar e paciente.


Pré-operatório – é necessária uma avaliação pré-operatória quanto as condições clínicas do paciente e quanto ao seu estado nutricional.


Durante a cirurgia – o objetivo é a retirada integral do tumor e de todos os locais para onde a doença possa ter se espalhado (gânglios e outros órgãos). Sempre com o cuidado para não deixar que a doença se espalhe durante o ato cirúrgico.


Pós cirúrgico - o paciente precisa seguir corretamente as orientações médicas para diminuir as chances de complicações. Utilizar corretamente os medicamentos prescritos, atentar para orientações da dieta a ser ingerida e quais atividades podem ou não ser feitas.


0 visualização

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page